O que é melhor: fotos em estúdio ou externas?


A sessão de fotos de família em ambiente externo ganhou muito espaço nos últimos anos. Pessoalmente prefiro mesmo fotografar em ambiente externo, usando a luz natural (porém, nem sempre apenas a luz natural, mesmo que em ambiente externo).

O ensaio de gestante em ambientes externos ganhou muitos adeptos nos últimos anos em detrimento ao ensaio em estúdio. Vários motivos contribuíram para isso, desde a facilidade para o profissional em clicar seus clientes em ambiente externo, pois com os equipamentos e técnicas cada vez mais  adequadas ao ambiente externo.

O fato é que luz é luz, seja ela natural ou produzida por outra fonte, como flash, LED ou o que for. E como fotógrafa, meu trabalho é me apropriar da luz da melhor maneira para chegar ao resultado que desejo, que acho que combina com o momento que estou registrando.

O tipo de sessão (externa ou estúdio) é sempre pensada e planejada com base nas particularidades e personalidade de cada gestante.
Não seria adequado de minha parte sugerir um ensaio externo se a gestante e seu parceiro forem tímidos. Eles se sentiriam desconfortáveis com os olhares das pessoas enquanto estão sendo fotografados.

Por outro lado, alguns casais consideram o ambiente de estúdio muito “impessoal” e se sentem também pouco a vontade diante de tantas luzes e equipamentos.

Para mim, o mais importante é que a gestante e seu parceiro se sintam confortáveis no ambiente escolhido e, por isso, estou sempre aberta às suas ideias e sugestões. É assim que, juntos, vamos planejando cada detalhe da sessão fotográfica.